Um Astrigma para a MatSul em Sinimbu
Nós construímos nosso próprio galpão para demonstração e para armazenar o nosso equipamento em Sinimbu, RS. Nós adicionamos a tecnologia mais sustentável, como a recuperação de água da chuva, isolamento térmico e painéis solares fotovoltaicos. Inovador e ecológico.
Como dealer da Frisomat aqui no sul do Brasil, acreditamos no que vendemos !!
Por isso, quando nosso galpão ficou velho, a solução foi facilmente achada. Optamos por um Astrigma, com uma largura de 12m e um comprimento de 16m. As paredes tendo 3 m altura e alcançando 4m na cumeeira. Ficou parecido com o anterior porém…. mais comprido….mais fácil de usar….de melhor qualidade… e muito mais bonito ;-)
Este pavilhão atende as nossas necessidades de armazenagem e também como showroom para nossos clientes.
Porque um Astrigma e não um Delta +?
Porque era bastante urgente e o Delta+ ainda estava sendo desenvolvido lá pelo final de 2013. E na fábrica da Frisomat em Monte Mor, o Astrigma estava em estoque. Se estivesse pronto para uso com certeza teríamos escolhido o Delta +.
E porque não um Omega ou Omega+ ?
Para falar a verdade, gostamos muito mesmo do telhado redondo do Omega, é espaçoso mesmo sendo compacto e se integra muito bem na paisagem. Mas estávamos buscando algo similar ao que já tínhamos antes, também tinha que ser construído junto a um antigo forno de fumo que queríamos preservar (na foto, é a parede de tijolo que se vê aos fundos). Um tradicional telhado de duas águas se adaptava melhor as construções existentes do que um Omega com telhado arredondado. Também desejávamos 2 portas opostas uma a outra nas paredes laterais, assim como era antes, o que ficava mais simples de fazer com o modelo Delta+. No futuro, se precisarmos de mais espaço para armazenagem provavelmente escolheremos um Omega+.
Como o construímos:
Como geralmente há falta de água no verão ou em períodos mais secos, recuperar a água da chuva era uma obrigação. Não gostamos das caixas de água azuis, de poliéster que se acham em tudo que é lugar aqui no Brasil, por isso decidimos construir uma cisterna debaixo do piso do galpão. Quando o galpão anterior foi removido, construímos primeiro um tanque reservatório. Vou explicar esta história em capítulo a parte. As paredes da cisterna foram feitas de bloquetes de cimento e a tampa é também o piso do galpão. Os filtros mantém a água limpa e o fato da água estar guardada numa área subterrânea, mantém-na fresca. Depois de a cisterna estar pronta e todas as conexões estendidas, nivelamos o terreno, escavamos uma pequena fundação de viga baldrame e colocamos uma barreira de água e a malha de ferro. Tivemos que esperar um pouco até termos bom tempo - choveu bastante este inverno - até o caminhão betoneira poder vir até aqui.
Uma vez fundido e polido o piso, a montagem pôde começar.
No primeiro dia aparafusamos as colunas e as treliças. Nós tínhamos 4 treliças com 5 m de distância entre si.
No segundo dia; com a ajuda de um caminhão munck, as treliças foram montadas e aparafusadas. Terças e contraventamentos mantinham a estrutura no seu lugar. Depois do terceiro dia montando todas as terças do telhado, a estrutura estava completa.
Então colocamos a parede e instalamos as calhas, fizemos as aberturas para as portas e as janelas e por último, colocamos o telhado. Nesta etapa tivemos que esperar por bom tempo: para colocar o isolamento térmico - uma manta de lã de vidro de 50mm - precisávamos de tempo seco com pouco vento. Foi necessário um dia extra para adaptar o novo pavilhão com a construção existente, o histórico forno de secar fumo.
Em total, a montagem foi realizada em 11 dias de trabalho, com 2 pessoas e um mínimo de equipamento. Fizemos jus ao slogan da Frisomat "it takes two" - com duas pessoas se pôde montar qualquer pavilhão da Frisomat.
Outras características especiais do nosso Astrigma são :
- 2 tipos de portões diferentes : um deslizante e o outro automático.
- uma porta e uma janela, feita localmente
- sistema de cisterna e calhas para recuperar a água da chuva
- grelhas de ventilação extras
- uma cumeeira ventilada, tipo porto-nok, agora standard em todos os pavilhões Delta+.
- a conexão para o forno de secar fumo
- ainda por instalar e já adquiridos: painéis solares para o telhado do pavilhão